terça-feira, 19 de março de 2013

Fazendo a diferença



Fazer amor


Fazer amor é o mais profundo e íntimo,
Que alguém pode chegar de outrem... A alma...
Fazer amor é sentir o outro com apenas um triscar
De dedos...é compartilhar angústias, matar o medo
Presente em si e na pessoa amada...

Somos como árvores... plantadas em terreno árido...
Podemos ser sobreviventes, nos contentando em nutrir-nos
De xilema, que ligam os profundos lençóis freáticos à nossas raízes
E percorre por todo nosso corpo a seiva vital, e floema, vasos elaborados
Que nos ligam ao ar... Sendo árvores aparentemente secas, que não produzem folhas,
Flores e muito menos frutos... apenas sobreviventes...

Contudo, podemos surpreender nossos espectadores produzindo
Flores no deserto... Fornecer sombra agradável aos viajantes enfadados
Do escaldante sol... E porque não frutos!?

Viajantes estes que estão carentes de afeto, não conhecem a verdadeira
Essência do amor... e de seus frutos...Estão familiarizados com um sentimento Banal, egoísta, fútil... Superficial... Frio... e seco...
E o mais paradoxal e peculiar é que ao mesmo tempo
Que somos árvores também somos viajantes...
Faça amor...


domingo, 10 de março de 2013

Você tem sido uma pedra?


No Meio do Caminho
Carlos Drummond de Andrade

No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.



"[...] eis que eu farei vir o meu servo, o RENOVO.
Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniquidade desta terra num só dia." 
(Zacarias 3:8-9)


Esse texto foi escrito séculos antes da vinda de nosso amado Jesus ao mundo físico, na época do profeta Zacarias, por volta 520 a.c. Em todo o livro desse abençoado profeta temos as revelações da vinda do Filho de Deus, em forma de "renovo" e expiação pelas iniquidades de todos. É interessante essa expressão "Renovo" também traduzida diretamente do hebraico sendo "Rebento" e no grego temos a seguinte expressão para a mesma palavra: "Sol que se levanta". E de fato, foi exatamente isso que a vida de cruz vivida por Jesus significou para cada um de nós, o renovo...o rebento...a pedra subsidiária do reino.
Se formos analisar todo o texto de Zacarias 3, temos "Josué" que estava diante do anjo do Senhor, este recebia todas essas palavras do anjo do Senhor, Josué no texto representa ora o povo de Israel, ora o próprio Jesus. No início do texto Josué é chamado de sumo sacerdote, e na nova aliança (novo testamento) Jesus é o sumo sacerdote, o mediador entre os seres humanos e Deus. A raiz do nome Josué tem o mesmo significado do nome Jesus, não é atoa que o homem que foi escolhido por Deus para conquistar a terra prometida tinha esse nome tão semelhante ao filho de Deus.
Contudo, após essas explanações iniciais gostaria de focar na parte em Deus diz que é posto diante de Israel a pedra única, a pedra angular, o servo do Senhor. Essa pedra é esculpida pelo próprio Deus, lapidada para ser boca dEle, para ser a expressão exata da sua glória aqui na terra. Jesus foi essa pedra angular. Talvez pensemos que o Cristo já veio pronto, colocado em um corpo de carne, com superpoderes e totalmente resistente a todo tipo de fraqueza. Não, meus queridos! A bíblia diz que Ele foi lapidado, o filho do Deus altíssimo foi tratado. 
Da mesma maneira somos nós, todos os dias somos tratados, amassados...refeitos...pisados como as uvas, para que possamos produzir algo saboroso, para que possamos ser transformados como Ele em vasos para a honra do nosso Deus. Jesus passou por todo esse processo, o mesmo processo que nós, filhos de Deus somos convocados a passar. E por passar no teste e ser aprovado de forma excelente, a profecia se cumpriu...e Jesus se tornou uma pedra no meio do caminho. 
A pedra no meio do caminho de satanás, a pedra no meio do caminhos dos religiosos, a pedra no meio do caminho dos hipócritas...a pedra que sustenta a igreja aqui na terra....a pedra que sustenta outras pedras no mundo dos humanos. 
A pergunta de hoje é: você tem sido uma pedra no meio do caminho? (risos) É engraçado que Carlos Drumond Andrade falou sobre isso, talvez, sem nem conhecer as verdades nas quais falamos. Temos incomodado o nosso inimigo com nossa maneira de agir? Temos desfalcado o reino das trevas e deixado o nosso adversário furioso a ponto de desejar a nossa morte? 
Enfim...temos sido pedras aqui na terra? Temos sido pedras em nossas gerações? Estamos dispostos a pagar o preço, como Ele pagou, para sermos pedra?
"Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular"
(Marcos 12:10 - Salmo 118:22)
É isso mesmo que estamos lendo...a pedra rejeitada, lembre-se bem dessa palavrinha: REJEITADA...o que foi rejeitado pelos homens, foi aprovado por Deus e se tornou o meio, no qual a iniquidade do mundo foi tirada em apenas um dia (o dia do sacrifício de Jesus na cruz do calvário e de sua vitória sobre o pecado e a morte). Esse é uma parte do preço queridos, para sermos pedra! Rejeitados pelo mundo...desprezados pelos homens. 
De fato Jesus foi uma pedra única...contudo, somos seus imitadores...somos seus discípulos, e como tal precisamos ser semelhantes a Ele...cada dia mais...cada dia mais...mais...mais.