Por diversas vezes ouvi essa expressão entre os dizeres cotidianos, nos diálogos entre mancebos e até mesmo em forma de sátira. De fato, seu coração pode ser seu mestre, e tem sido o mestre de muitos, contudo, a questão é - seria o mestre mais indicado para guiar nossos passos e ações? Seria, o coração, o saber do que realmente necessitamos?
Não tenho tanta certeza quanto a resposta positiva dessas perguntas, posto que o coração é o centro das vontades e emoções humanas, um terreno movediço e instável, traiçoeiro, pouco confiável. Ter o coração como mestre seria o mesmo que entregar-se a um mar de complexidades e confusões constantes, é o mesmo que confiar seu caminho e próximas decisões a tomar nas mãos de um professor que tem dúvida sobre o próprio conteúdo ministrado.
Como bem expressou Jeremias: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9) - O coração, também chamado de alma foi corrompido pelo pecado. O Espírito do homem morreu, logo seu coração foi escravizado por sua carne, e foi entregue às paixões devastadoras. Quando Jeremias coloca que além de enganoso, nosso coração também perverso, é justamente por conta da proporção que o veneno do pecado afetou a criação, em especial os seres humanos.
Esse engano é facilmente identificado quando compreendemos o que é a vontade de Deus e o que é a vontade do nosso coração (Eu), e a diferença das consequências dessas duas vontades em nossas vidas. Quando experimentamos uma vez que seja, obedecer a Deus fazendo a sua vontade entendemos o porque que o nosso coração é enganoso, e começamos a identificar que a punhalada nas costas, recebida diversas vezes, era dada pelo traiçoeiro mestre, coração!
"Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas". (I João 3:20)
E é exatamente isso, não sabemos o que queremos, do que gostamos ou do que realmente precisamos, apenas achamos. E nesse achismo acabamos com sérios ferimentos. Deus, o criador de todas as coisas, é o mestre que precisamos, é o mestre que tem pleno conhecimento do nosso ser. Ele sabe exatamente de nossas necessidades, até mesmo aquelas que não conseguimos identificar, como também aquelas em que o nosso coração se confunde.
Mesmo parecendo que Deus não entende nadica sobre nós, no momento em que ouvimos sua vontade para nossas vidas, não tenha dúvida, é exatamente aquilo que te trará paz e felicidade. Portanto, o coração pode ser seu mestre, mas não um mestre tão bom e certeiro como o seu Criador. O segredo para que tenhamos essa paz que excede a todo entendimento, é permitir que nosso coração esteja alinhado com o coração de Deus. E permitir que o Mestre Jesus, seja o Senhor dos nossos corações, domando-o completamente.
"Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer". (Provérbios 21:1)
Escolha com sabedoria quem será o mestre de sua vida, quem será o Senhor de suas decisões e ações. Escolha se seu interior será como ribeiros de águas ou como um deserto árido e sem vida. Escolha já o seu Senhor.