quarta-feira, 7 de maio de 2014

Autoridade e Submissão

"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém."
(Mateus 28:18-20)

Antes de voltar aos céus, para a direita do Pai, Jesus declarou que TODA a autoridade lhe foi dada nos céus e na terra. Dois níveis de autoridade, porque ele faz questão de ressaltar esse detalhe? Porque antes de sua vinda à terra não era assim, seu domínio era sobre os céus, e somente após a cruz o segundo nível foi conquistado. A palavra de Deus fala sobre isso, vejamos: Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens. (Salmos 115:16) Porque a terra pertence aos filhos dos homens? Em Gênesis 1:28 Deus entrega a terra de presente a Adão, e tudo que nela havia, e logo em Gênesis 3 o homem entrega o domínio da terra a Satanás. O ato de comer do fruto da Árvore do Conhecimento do bem e do mal, dizia que o homem queria viver independente de Deus, de acordo com seu próprio entendimento e inteligência. "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda"(Provérbios 16:18). Contudo, a parte do contrato que a serpente não mostrou era que tal atitude luciferiana desembocaria em total perda de posição, de dono para escravo. Adão e Eva perderão tudo que possuíam (corpos, domínio da terra, e o mais precioso a comunhão com Deus). 


No texto a cima, de Mateus 28, após a ressurreição, Jesus deixa claro aos discípulos que a autoridade sobre a terra havia sido devolvida ao homem por meio Dele. E agora todos os filhos de Deus nascidos do Espírito, podem exercer essa autoridade em Cristo. Por isso que Ele nos ensinou a ligar a terra ao céu por meio das nossas orações, posto que o domínio foi devolvido. 
Percebemos que ante a isso que o propósito de Deus para a vida do homem foi novamente restabelecido, por meio de Cristo, o segundo Adão, que venceu. O propósito de sermos semelhantes a Ele e governar como Ele governa (com sabedoria, amor e justiça). Essa é a condição legal que todos os filhos possuem, contudo a posição experimental só é revelada e de fato vivida quando os filhos de Deus se tornam discípulos de Cristo.
Para exercer autoridade é necessário ser submisso. E para ser discípulo necessário tomar a Cruz e negar as vontades, a vida da alma. Para ter a experiência de estabelecer o Reino aqui na terra é preciso observar quem está a cima de nós, a submissão e a honra àqueles que nos geraram é imprescindível. A Cruz precede o trono, a humilhação precede a glória. Jesus é o maior exemplo de submissão ao Pai, e completa vida de cruz. Que possamos ter a graça de ser tal como Ele é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário