quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Princípios de Autoridade Espiritual - O erro do Líder




E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
(Gênesis 9:20-27)

Acho esse texto muito interessante, o momento após a saída da arca. Sabemos que Noé foi o único homem que Deus encontrou em sua geração para ser usado por Ele, através da vida deste justo a raça humana e várias espécies de animais foram salvas através da arca. Esse texto relata o momento em que Noé planta uma vinha e fabrica vinho, e bebe a ponto de se embriagar. Aqui temos um princípio precioso de autoridade espiritual: "O erro do líder (pai, líder de célula, pastor...) é um teste para seus liderados. A atitude de alguns é publicar e expor que aquela autoridade errou, todavia, a atitude de outros é não expor e não publicar o erro da autoridade. 
A palavra de Deus diz, na carta aos Romanos, que toda autoridade é estabelecida por Deus. Jesus mesmo, ao ser confrontado por Pilatos, afirmou: "O homem nada tem, se do alto não lhe foi dado..". Devemos ser submissos a todas as autoridades, pois esse é o propósito de Deus. Um coração submisso não expões, mas encobre. Um coração submisso entende que o erro do líder atinge todo o corpo (ou família). Um coração submisso sente compaixão e sabe que todos nós estamos sujeitos a cair se não vigiarmos. A atitude de Cão, em expor a nudez do pai foi uma atitude rebelde, pois em seu coração já havia essa raiz. 
Quando utilizo o termo cobrir, não me refiro a ser conivente com o erro da autoridade (líder), ou concordar com o que ele está fazendo, mas quero dizer que não precisamos usar o ocorrido como tema de conversas (fofoca) ou publicar e compartilhar nas redes sociais... Pelo contrário, devo me posicionar contra a atitude errada, mas jamais escarnecer. Nosso amado irmão em Cristo, Watchman Nee, fala sobre o assunto nos esclarecendo sobre a diferença entre rebeldia e desobediência. A rebeldia está ligada ao coração e a desobediência com atitudes. Nee também fala sobre os níveis de autoridade que existe no mundo espiritual[1], nos esclarecendo que os quatro primeiros são invioláveis e os demais violáveis no sentido da obediência. Ou seja, podemos desobedecer quando chocam com os outros níveis (superiores) de autoridade espiritual, ex.: Quando o estado nos proíbe de ser cristãos (que não é o nosso caso), não precisamos protestar (formar uma milícia) ou xingar o governo, mas conforme a palavra, devemos orar por nossos governantes (que também são autoridade sobre nossas vidas) e permanecer firmes na fé em Cristo Jesus, na comunhão, no partir do pão e nas orações.
Meu intuito com essa postagem é nos levar a manter (nutrir) um coração submisso, ao Senhor, à Palavra e a nosso líderes. Posto que, conforme os exemplos bíblicos, a forma como Deus trata a rebeldia é diferente de como ele trata com a desobediência - porque, a rebeldia toca o trono de Deus, e a desobediência toca a santidade. Mais uma vez afirmo, o erro do líder não justifica a rebeldia do liderado. Em termos comuns, um erro não justifica o outro.
Ainda analisando o texto na ótica do líder, quando somos expostos por nossos liderados (nossa nudez é exposta), não devemos amaldiçoar, mas deixar Deus se encarregar de tratar com a pessoa. Noé estava correto em usar sua autoridade para abençoar e amaldiçoar, todavia vivemos em uma dispensação diferente, e como Jesus devemos ter olhos de compaixão. E usar nossos lábios para abençoar!



[1] 1°) Autoridade Soberana; 2°) Autoridade da Palavra; 3°) Autoridade da Consciência; 4°) Autoridade Delegada; 5°) Autoridade Funcional; 6°) Autoridade dos Contratos

Um comentário: