segunda-feira, 19 de junho de 2017

Princípios de Autoridade Espiritual (Parte II) - Desobediência x Rebeldia

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
(1 Samuel 15:23)

Muitos confundem esses dois conceitos, desobediência e rebeldia, colocam ambos na mesma categoria, todavia a bíblia faz distinção entre esses dois tipos de pecado. Tanto em relação as áreas que eles tocam quanto às suas consequências. Dois exemplos claros na bíblia que fazem diferença entre desobediência e rebeldia é a atitude de Davi e Saul. Antes de compreendermos essas diferenças, é bom ressaltar que o trono de Deus é estabelecido sobre a autoridade, por isso que só existe a autoridade que emana de seu trono. Todo o universo é regido com base nesse princípio. O governo acontece por meio das autoridades delegadas. É como se Deus compartilhasse Sua autoridade com pessoas aqui na terra, como também, antes da existência do homem, a autoridade era compartilhada com os anjos, prova disso são os três principais anjos que governam sobre outros anjos Lúcifer, Miguel e Gabriel. O primeiro se rebelou contra Deus, o princípio de seu caminho foi a auto-exaltação o desejo de ocupar o lugar do Criador, assim as consequências foram imediatas e irreversíveis. Todavia, é bom observar no livro de Judas, que Miguel não violou a autoridade Lúcifer, mesmo este havendo caído, posto que sua condenação final ainda não foi executada, ele continua a exercer autoridade.
Aqui na terra Paulo confirma esse princípio dizendo: "....porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus." (Romanos 13:1) Deus escolheu assim, compartilhar com os seres humanos sua autoridade, é por isso que em Salmo 115:16 diz que a terra Deus eu aos filhos dos homens. Essas autoridades são chamadas de autoridades delegadas, e todos nós precisamos nos submeter a elas. Exemplos de autoridades delegadas sobre nossas vidas: Pais e avós; esposo sobre a esposa; irmãos mais velhos; líderes políticos; líderes eclesiásticos... Deus considera todas essas autoridades, independente de como elas sejam, se boas ou más.
Podemos pensar, isso é muito injusto, porque eu devo me submeter a alguém que tem um grau de escolaridade menor que o meu; ou, porque devo me submeter a um rei tão ruim e corrupto? Porque esse é o caminho de Jesus, o caminho da humilhação e do quebrantamento. Se a autoridade é boa ou ruim o problema é dela com Deus, é para o Senhor que eles irão prestar contas, todavia nós devemos cumprir nossa parte, pois também prestaremos contas ao Senhor um dia.



Como falei no início a Bíblia trás um claro exemplo de rebeldia e desobediência, na vida de dois homens que viveram em uma mesma geração, um foi colocado para servir o outro. Analisando a história desses dois homens, percebemos a primeira diferença entre esses dois pecados, a rebeldia toca o trono de Deus (sua autoridade) enquanto a desobediência toca a santidade de Deus. Precisamos entender que ambos são graves, todavia a rebeldia terá consequências piores que a desobediência. Qual foi o pecado de Saul? Ele deixou de fazer o que Deus havia mandado, PRESUMINDO que agradaria a Deus sacrificando os cordeiros gordos ao invés de fazer exatamente conforme Deus ordenará. Quando lemos sobre o que Saul fez soa até bonito, religiosamente correto. "Ohh é para agradar ao Senhor! Cultuar a Ele", mas a presunção é rebeldia, tudo aquilo que não tem iniciativa em Deus é rebeldia.
Um versículo antes (I Samuel 15:22), o profeta exorta duramente o rei Saul dizendo: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque será que Deus foi tão duro com Saul? Porque a primeira autoridade que devemos nos submeter é a de Deus (direta), e essa atitude de Saul demonstrava seu coração. Aqui vemos a segunda diferença entre rebeldia e desobediência. A rebeldia tem haver com o coração, enquanto a desobediência tem haver com atitude. O pecado de Davi (engravidar a mulher de seu amigo, mata-lo e depois se casar com ela para abafar o escândalo), aos nossos olhos parece ser muito pior do que o de Saul, contudo, o pastor de ovelhas não foi rejeitado como rei por causa de seu pecado, nem sua descendência saiu da nobreza de Israel, pelo contrário a ele foi dado lugar perpétuo no trono para seus descendentes.
A terceira diferença é que Deus trata rápido com a rebeldia, enquanto que com a desobediência ele é longânimo, Ele vai dando oportunidades para que o pecador se arrependa e mude de vida. "Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei." (1 Samuel 15:23) isso aconteceu alguns dias depois que Saul havia se rebelado contra o Senhor, a partir desse momento o Espírito de Deus saiu de Saul, ele foi entregue a sua própria sorte. 
Gostaria que o leitor entendesse que não estou dizendo que você pode pecar a vontade que não terá consequências, o pecado contra a santidade de Deus trará consequências terríveis também, além da quebra da nossa comunhão e intimidade com Deus. Se você continuar lendo a história de Davi perceberá que o mal suscitou de sua própria casa, irmão matando irmão, irmão estuprando irmã e filho se rebelando contra o pai. Todo tipo de pecado traz consequências no espírito, na alma e no corpo.
Gostaria de pontuar uma última coisa, o coração da pessoa submissa como o da pessoa rebelde é perceptível. Tanto Saul como Davi tiveram de passar pelo mesmo teste, submeter-se à autoridade de Deus, um foi reprovado enquanto o outro foi aprovado. O teste de Davi nos confronta mais, pois ele foi passando de fases (na vida com Deus é assim, quando somos aprovados em um teste, outro mais difícil aparece), submeter-se a um líder atormentado por demônios não é fácil, muito menos quando esse líder tem como objetivo sua morte. Saul foi a escola que Deus usou para forjar Davi, o homem segundo o Seu coração, a escola da submissão é o quebrantamento, o caminho de Cristo Jesus... "que sendo Deus não usou como usurpação o ser igual a Deus, antes a si mesmo se esvaziou..." (Filipenses 2:7..)
Que possamos ser encontrados pelo Senhor Jesus como servos aprovados! 

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Heróis da Fé

"Uns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior; outros enfrentaram zombarias e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos a prova, mortos a fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelha e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O MUNDO NÃO ERA DIGNO DELES. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas. Todos esses receberam bom testemunho por meio da fé..." (Hebreus 11:35 a 38)

Todas as vezes que leio esse texto da carta aos hebreus, me emociono com os heróis elencados e com a certeza de que essa lista de heróis da fé não está fechada. É por isso que ao final do capítulo, no verso quarenta o escritor ressalta "para que conosco fossem eles aperfeiçoados". O sofrimento que todos esses heróis tiveram antes da vinda de Cristo está sendo completado pelos discípulos do crucificado, que hoje decidiram ter uma vida de renúncia e abnegação. Tive a oportunidade de por mais um ano passar dias ao lado de homens e mulheres assim, "os quais o mundo não é digno", verdadeiros heróis e heroínas da fé. Discípulos de Cristo que tem transformado um deserto em mananciais de vida! 


Somos um corpo só, o Corpo de Cristo, que sofre com os sofrimentos e se alegra com o aperfeiçoamento do próprio Corpo (a Igreja / Noiva do Senhor Jesus). Nossos atos de justiça, nossa disposição em participar das aflições de Cristo fazem com que a noiva seja adornada mais rapidamente e assim, apressamos a volta do Noivo. Só cabe a nós o encontro apressar (II Pe 3:12). Como disse o poeta, o coração de Cristo é uma chaga aberta. Ele não sonhou nem desejou a morte e a destruição, mas nossas atitudes de independência e rebeldia nos levaram à realidade nefasta em que estamos inseridos. Mas, Ele se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e colocou o reino oculto no coração de seus filhos (servos / discípulos). Assim, podemos ser instrumentos da manifestação do Reino do príncipe da Paz em lugares tenebrosos, fazer a luz resplandecer em meio a tando egoísmo e corrupção! 
Deus nos chama para andar no Espírito e viver pela fé! Ele nos diz para ir! Se tivermos a disposição de obedecer sem questionar experimentaremos o seu suprimento diário e a glória de Deus resplandecer. Paulo escreveu aos cristãos de Colosso: Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; (Colossenses 1:24) Podemos nos tornar participantes do resto das aflições de Cristo! O requisito continua sendo o mesmo exposto pelo mestre em Cesareia de Filipe: Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Meus heróis não morreram de overdose 
Meus heróis não são famosos aqui na terra
Meus heróis são anônimos que fizeram o evangelho avançar em terras áridas
Meus heróis tem cheiro de ovelha
Meus heróis tem pele colorida e sorriso sincero
Meus heróis travaram uma batalha com as trevas
Meus heróis são homens e mulheres de ORAÇÃO!
Quem são os seus heróis?


Fotos: Anderson Oliveira