quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Injustiças

Vivemos em um mundo injusto, desde que o homem caiu e o pecado entrou em cena, vivemos em meio a injustiças e horrores advindos da frieza e maldade oriundas do veneno do pecado na alma humana. Até a volta de Jesus, e o início de seu reino milenar de justiça e paz, haverá injustiças e horrores nessa terra. Gostaria de abordar dois ângulos sobre as injustiças nos relacionamentos interpessoais, ambos voltados para nós cristãos, discípulos de Cristo. O primeiro é o ângulo de quando sofremos injustiças, e o segundo é de quando outros sofrem injustiças. 


E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
Jeremias 18:3-6
Em nossa vida aqui na terra, sempre iremos passar por situações, nos relacionamentos interpessoais, nas quais sempre acharemos que estamos com a razão (pode ser que estejamos mesmo) ou de que o outro falhou conosco, nos humilhou...envergonhou, desprezou, nos acusou de algo que não fizemos. Nossa atitude, na maioria das vezes é de vítima, "o ofendido", "o injustiçado", "o rejeitado". Nessa primeira abordagem da injustiça, quando estamos na posição de sofre-la, devemos sempre nos lembrar do texto acima - se é nosso real desejo crescer em Cristo e ser semelhante a Ele, precisamos mudar essa forma de ver as injustiças e situações vividas nos relacionamentos interpessoais. 
Enquanto permanecermos na posição de vítima e sentindo pena de nós mesmos, nunca avançaremos! Precisamos trazer à memória as palavras do profeta: "Eis que, como barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão." Deus é soberano! Ao invés de sempre nos vermos como a vítima, devemos ver na ótica da palavra! Deus está moldando a minha vida em cada situação, no relacionamento com as pessoas de onde trabalho, na escola, faculdade é o oleiro moldando o vaso. Por mais difícil que possa parecer, Deus está me moldando para que eu possa refletir a imagem do crucificado! 
Jesus foi humilhado, ofendido, rejeitado e no final ele disse: "Perdoa-os pois não sabem o que fazem", essa atitude só pode ser vista naqueles que crucificaram o ego, morreram para suas razões, para aqueles que já se humilharam e quebrantaram na presença de Deus! Que a palavra (as características de Jesus Cristo) possa nos desfazer e nos refazer segundo sua imagem.

O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Romanos 12:9-21

Em relação aos outros irmãos, como também aqueles que não pertence a Cristo e até mesmo aqueles que se colocam como nossos inimigos, devemos praticar atos de justiça. Sendo diligentes no cuidado e serviço com o outro. Dando pão ao que tem fome, dando de beber àquele que tem sede, nunca humilhando ou tratando com desprezo ninguém. Nem mesmo aqueles que são mais difíceis de amar e servir. O servo não escolhe a quem vai servir, o verdadeiro servo ama sem fingimento, como seu Senhor, ágape. O cristão deve ser um bálsamo para o ferido, água para o sedento e pão para o faminto. O cristão deve manifestar atos de justiça, pois Deus é justiça.
Nesse domingo, nosso pastor trouxe uma triste história, de uma cidade no interior da França. Era uma cidade que se dizia cristã. Certa vez, haviam dois irmãos que ficaram órfãos; a irmã mais velha ainda na infância foi aliciada por homens daquela cidade para as drogas, o irmão tinha deficiência mental. Alguns homens daquela cidade pegaram esse rapaz e o amarram em um poste, zombavam dele e o maltrataram com demasia, com palavras e golpes. Após esse momento de tortura, ambos os irmãos se suicidaram. O pároco daquela região, após a morte dos órfãos, deu um sermão no domingo dizendo: "Se no dia do juízo final, o Senhor Deus me perguntar: onde estão suas ovelhas!?, ficarei em silêncio. Caso ele insista e pergunte novamente: Onde estão suas ovelhas!?, então com pesar responderei: Não havia nenhuma ovelha, meu Senhor, somente bodes!"
Essa triste história não pode ser uma realidade no meio do povo que se diz cristão! A atitude da igreja deve ser a mesma de Cristo, atos de justiça, estender a mão ao necessitado, não zombar do outro por suas deficiências (não me refiro somente ao físico). Podemos trazer justiça e paz para nosso contexto antes da volta de Jesus. Que possamos ser a expressão do crucificado a cada dia!
Cristianismo não é religião, é estilo de vida! Cristianismo é encarnação de Cristo em nós. Cristianismo são atos de justiça, em um mundo injusto e mau. A matemática do reino é inversa, para crescer tem que diminuir; para ganhar tem que perder. Que o bom pastor encontre em nós, ovelhas do seu aprisco. Até que Ele venha com teu reino de justiça e paz que possamos amenizar as injustiças e guerras.   

Um comentário:

  1. Amei o texto,precisamos refletir Cristo em nós!Representá-Lo com dignidade.♥️

    ResponderExcluir