domingo, 30 de dezembro de 2012

Dia de faxina



Para que o novo venha é necessário que o velho seja retirado,
para que o mofo não acaricie inconvenientemente nossas narinas, e consuma
o que ainda tem vida e utilidade em meio a tanto entulho, água e sabão são
nossos maiores aliados em dias de faxina...
Jogue fora o que não te faz bem, organize-se e deixe que o novo
ocupe o espaço que ficou livre e limpo!
São ótimas dicas para a vida exterior e interior....

Feliz ano novo meus queridos! 

sábado, 29 de dezembro de 2012

Palavra do dia




"[...] segundo sua misericórdia nos salvou pela lavagem e regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, sendo justificados pela sua graça, sejam feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna." (Tito 3:5 a 7)
 Nós que estávamos imundos por causa de nossas iniquidades e transgressões fomos lavados, e nos tornamos alvos mais que a neve. Nós, a criação magnifica do Soberano, corrompidos  e despedaçados na alma e emoções, fomos regenerados, inteiros para a Glória dEle. Nós que nascemos com uma natureza decaída, que crescemos com uma mentalidade de escravos, fomos completamente renovados pela mente de Cristo. E todo esse plano, de um pai amoroso, só foi possível graças ao poder transcendente do Espírito Santo combinado com a poderosa espiação da cruz. 
Esse trecho da carta de Paulo à igreja de Creta, com endereçamento específico a Tito (seu filho na fé), me fez lembra de uma de nossas reuniões aos domingos de manhã, no nosso Curso de Maturidade no espírito, quando falávamos sobre o "Andar no Espírito". Quando conseguimos discernir a carne do espirito e estamos conscientes da obra poderosa realizada em nós, passamos a ser mais gratos, menos soberbos...começamos a ver como somos pequeninos e como Deus é grande e poderoso e GRANDE. 
Mas ao mesmo tempo percebemos como somos preciosos e amados, nos damos conta de que estamos mergulhados em um oceano chamado Graça e completamente justificados por ela. Herdeiros do trono, é isso mesmo meu (minha) querido (a), fomos colocados em um lugar de honra, fomos chamados para reinar como Rei dos reis, somente filhos tem direito privilegiado a herdar as riquezas do Pai. Herdeiros do Trono... Ohh como Ele nos ama...como Ele nos ama...ama de mais! 

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Princesas – filhas do Rei




 
Os padrões estabelecidos pelo mundo, para o sexo feminino, no século XXI são de grande superficialidade e de exacerbado cuidado com a estética. Princípios como beleza ser sinônimo de seios grandes, corpo sarado, ser sexy é fundamental, tem formado uma geração vazia, superficial, ingrata e fútil. Hoje falaremos um pouquinho sobre os padrões de Deus para nós, mulheres, filhinhas dele. Mas antes de tudo, gostaria que refletíssemos sobre algumas questões pertinentes ao nosso tema.
Qual o significado da palavra princesa? O que a bíblia diz sobre isso, o “ser princesa”? Poderíamos dizer que uma princesa é uma mulher de muito valor? E que essa mulher de muito valor, assim seria por ser possuidora de virtudes? E o que seriam virtudes para Deus e virtudes para o mundo?
Vejamos quais as características de uma mulher cara, de uma pessoa preciosa, vejamos como podemos nos tornar uma mulher de muito valor, como poderemos glorificar a Deus através de nossas vidas.

Provérbios 31:10 a 31
Ok! Mayara, mas o texto de provérbios 31 se refere a uma mulher casada, e nós somos solteiras, correto!? Não necessariamente. Esse texto são conselhos que o rei Lemuel recebeu de sua mãe, quando esta ainda era viva. Conselhos de como escolher uma boa esposa, uma mulher de muito valor. Agora eu pergunto a vocês, quanto tempo é necessário para que uma mulher se torne virtuosa, ou melhor quanto tempo seria gasto para que uma mulher tenha valor inestimável? Eu sinceramente não sei, mas acredito que requer muito tempo.
Peguemos o exemplo do Rubi (citado no texto) ou o de finas jóias, em outras versões. Para que uma pedra bruta se torne cada vez mais preciosa é necessário que ela seja lapidada, isso significa que ela vai precisar deixar parte de si no meio do caminho, partes (características) que não são necessárias, que ofuscam seu brilho e seu valor.
Portanto, minhas queridas, nunca é cedo de mais para tornar-se uma mulher de valor, uma pessoa preciosa. Quanto mais cedo nos submetermos ao fogo, às lapidações mais cedo conseguiremos refletir com exatidão a imagem do nosso criador, aquele que faz a obra na pedra.

Características de uma mulher virtuosa:
1°) Confiável / Fiel: Ser confiável significa ser verdadeira, integra (inteira), transparente. Confiável também é sinônimo de fidelidade, por quê? Porque a pessoa fiel, é aquela que cumpre o que diz, é uma pessoa de palavra. A bíblia diz lá no livro de Tiago 5:12 que nossos dizeres devem ser “Sim” ou “Não”, porque Tiago disse isso, porque como filhos de Deus devemos ser firmes no que estamos valando, e essa firmeza só é possível quando tenho convicção do que estou falando, da verdade que está em nossos corações. Uma das características de uma mulher de valor, da mulher de provérbios 31 é a fidelidade, a confiança.
2°) Caráter Piedoso: Caráter piedoso é aquele caráter que foi tratado e moldado por Deus. De nós mesmo não conseguimos amar, fazer o que é bom. Só conseguimos amar quem não conhecemos, e orar e nos preocupar com aqueles que nos perseguem e odeiam. A mulher virtuosa é aquela que sente compaixão daqueles que estão necessitados, e ela não fica só sentindo ela age, para mudar a realidade do necessitado.
3°) Prendada / Trabalhadeira: A mulher de provérbios 31 é aquela que não tem nojo ou preguiça de sujar as mãos com o trabalho. A mulher de Deus é uma mulher prendada, quando uso essa terminologia quero dizer que ela faz com dedicação aquele dom que Deus lhe deu. Seja com trabalho manual, seja negociação, seja cozinhar...independente do que for colocado na sua mão para fazer, você faz com excelência. Ela não come o pão da preguiça, pois é esforçada (Provérbios 6:6). E essa mulher virtuosa, muito valiosa entendeu que tudo que ela está fazendo não é para homens, mas para Deus. Ela também entende que no reino de Deus é lugar para trabalhadores e não preguiçosos (Lucas 10:2).
4°) Prevenida / Cuidadosa: A mulher virtuosa tem o Espírito Santo, este liga-se ao espírito humano que estava morto e ativa a função da intuição, essa intuição traz consigo o discernimento, a sensibilidade de reconhecer a voz e a direção de Deus. Ela se preocupa com os detalhes e com acontecimentos relevados e ignorados pela maioria, ela recebe a direção de Deus como se fosse um farol e alerta os seus.
5°) Sábia: A mulher, filha do rei, princesa também possui essa característica, a sabedoria, por meio dela seu lar e relacionamentos são edificados. Essa é uma virtude que vem de Deus, a bíblia diz, lá no livro de Daniel 2:21 que todo aquele que deseja ter sabedoria e inteligência deve pedir a Deus. Ou seja, a mulher virtuosa (valiosa, princesa) deve ter intimidade com Deus, pois é através da intimidade que se têm a semelhança.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Devocional



"Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.Vinde então, e argui-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o melhor desta terra." (Isaías 1:16-19)


É fascinante observar o apelo de Deus para com seu povo, sua misericórdia em perdoar-nos e não se lembrar dos nossos pecados. Essa capacidade de pai, e ao mesmo tempo sua indignação de juiz que não cessa em nos dizer: Parem de fazer o mal! Parem de oprimir aqueles que já estão oprimidos! Parem de ignorar aqueles que não tem amparo! Parem de tirar o pouco daqueles que tem tão pouco! Parem!! Parem de não serem meus imitadores! Parem de ser hipócritas, de confessarem com os lábios e desacreditarem com o coração.

Esse apelo divino, que confronta diretamente nossa natureza egoísta, nos coloca em cheque todos os dias. E todo ele se resume a uma única pergunta (que um dia vi estampada em uma camiseta): A sua Fé funciona? E Paulo, mais uma vez nos faz lembrar desse detalhe fundamental na vida do cristão. Uma fé sem obras é uma fé morta. Falar, falar e falar não é garantia ou meio probatório de que somos semelhantes ao Pai, ou mesmo seguidores de Cristo. Praticar o que dizemos acreditar, viver o que dizemos ser real é o que nos diferenciará do mundo.

Essa capacidade de Pai,,,ah...essa capacidade de Pai, é a causa de não sermos consumidos, por sua misericórdia se renovar a cada manhã que nos levantamos. Ele sempre....sempre e sempre nos oferece o perdão, a oportunidade de todos os dias mudarmos de atitude.

E essa Graça, incomparável e estupenda, nos constrange de forma de não entendemos a profundidade e o tamanho desse amor que nos diz: não importa o quão egoísta você tem sido! Não importa a quantidade de pecados que você tenha...how não importa! Eu te limpo, te restauro, te purifico.

Como se isso já não fosse o bastante Ele nos diz: Você não precisa mais comer migalhas, você não é mais escravo...agora você é livre, você é Meu Filho. Sente-se à mesa, e coma o melhor dessa terra! Desfrute do melhor que eu tenho para você! Meu Filho.


Esse último versículo (Isaías 1:19) eu cresci ouvindo meu pai recitá-lo para mim, e ele sempre dizia: Minha filha, você não precisa comer migalhas. Mas essa é uma escolha sua. E o interessante da palavra "ouvir" é que ela está relacionada com todo o contexto anterior da passagem. O ouvir aqui não é receber espectros sonoros em nosso aparelho auditivo. O ouvir, como em outras traduções bem diz, significa obedecer, fazer aquilo que Ele ordenou que fosse feito, com alegria e prazer.


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Biscoito de queijo


Normalmente o costume é passar do dia 24 para o 25 de dezembro, comendo, trocando presentes, com a casa cheia de pessoas, algumas intimas, outras distantes e outras estranhamente estranhas. O intuito aqui não é de absolver ou condenar alguém, mas de compartilhar uma reflexão na qual me peguei a alguns minutos atrás. 
Paulo, em sua carta aos corintos, nos ensina que sem amor nada vale a pena, nem mesmo a morte ou qualquer tipo de sacrifício teria sentido, nossa existência seria vazia e a essência interior não passaria de algo raso e mesquinho. As vezes parece um detalhe tão pequeno, passível de ser usado em ocasiões que nos convém, contudo é o principal. Quando aprendemos a  nos relacionar com nosso Criador passamos a compreender melhor a profundidade e o significado do amor. 
Hoje, à meia noite, meu pai resolver fazer biscoitos de queijo (confesso que não estava nem um pouco animada). Não temos o costume de comemorar o natal de forma convencional, com peru, farofa, árvores e presentes. E foi amassando, com as instruções do meu pai, que percebi a importância de amarmos as pessoas como se não houvesse amanhã, valorizando cada momento por mais inconveniente que ele pareça ser. Se são aqueles vividos com a pessoa amada, com toda certeza estão a cima de qualquer data ou formalismo, e sempre nos tirarão do automatismo rotineiro.
A vida é um dom tão interessante e sublime que precisamos aproveitá-la ao máximo, de forma sábia e nos dedicando àquilo que realmente é precioso. Somos convidados a todos os dias a desfrutar das pessoas que amamos, pois elas podem ser recolhidas de forma súbita ou gradativa. Ame todos os dias...essa é a essência que nos torna semelhantes ao Criador...é a essência que nos completa na medida exata.