"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
Princesas – filhas do Rei
Os padrões estabelecidos pelo mundo, para o sexo feminino, no século XXI são de grande superficialidade e de exacerbado cuidado com a estética. Princípios como beleza ser sinônimo de seios grandes, corpo sarado, ser sexy é fundamental, tem formado uma geração vazia, superficial, ingrata e fútil. Hoje falaremos um pouquinho sobre os padrões de Deus para nós, mulheres, filhinhas dele. Mas antes de tudo, gostaria que refletíssemos sobre algumas questões pertinentes ao nosso tema.
Qual o significado da palavra princesa? O que a bíblia diz sobre isso, o “ser princesa”? Poderíamos dizer que uma princesa é uma mulher de muito valor? E que essa mulher de muito valor, assim seria por ser possuidora de virtudes? E o que seriam virtudes para Deus e virtudes para o mundo?
Vejamos quais as características de uma mulher cara, de uma pessoa preciosa, vejamos como podemos nos tornar uma mulher de muito valor, como poderemos glorificar a Deus através de nossas vidas.
Provérbios 31:10 a 31
Ok! Mayara, mas o texto de provérbios 31 se refere a uma mulher casada, e nós somos solteiras, correto!? Não necessariamente. Esse texto são conselhos que o rei Lemuel recebeu de sua mãe, quando esta ainda era viva. Conselhos de como escolher uma boa esposa, uma mulher de muito valor. Agora eu pergunto a vocês, quanto tempo é necessário para que uma mulher se torne virtuosa, ou melhor quanto tempo seria gasto para que uma mulher tenha valor inestimável? Eu sinceramente não sei, mas acredito que requer muito tempo.
Peguemos o exemplo do Rubi (citado no texto) ou o de finas jóias, em outras versões. Para que uma pedra bruta se torne cada vez mais preciosa é necessário que ela seja lapidada, isso significa que ela vai precisar deixar parte de si no meio do caminho, partes (características) que não são necessárias, que ofuscam seu brilho e seu valor.
Portanto, minhas queridas, nunca é cedo de mais para tornar-se uma mulher de valor, uma pessoa preciosa. Quanto mais cedo nos submetermos ao fogo, às lapidações mais cedo conseguiremos refletir com exatidão a imagem do nosso criador, aquele que faz a obra na pedra.
Características de uma mulher virtuosa:
1°) Confiável / Fiel: Ser confiável significa ser verdadeira, integra (inteira), transparente. Confiável também é sinônimo de fidelidade, por quê? Porque a pessoa fiel, é aquela que cumpre o que diz, é uma pessoa de palavra. A bíblia diz lá no livro de Tiago 5:12 que nossos dizeres devem ser “Sim” ou “Não”, porque Tiago disse isso, porque como filhos de Deus devemos ser firmes no que estamos valando, e essa firmeza só é possível quando tenho convicção do que estou falando, da verdade que está em nossos corações. Uma das características de uma mulher de valor, da mulher de provérbios 31 é a fidelidade, a confiança.
2°) Caráter Piedoso: Caráter piedoso é aquele caráter que foi tratado e moldado por Deus. De nós mesmo não conseguimos amar, fazer o que é bom. Só conseguimos amar quem não conhecemos, e orar e nos preocupar com aqueles que nos perseguem e odeiam. A mulher virtuosa é aquela que sente compaixão daqueles que estão necessitados, e ela não fica só sentindo ela age, para mudar a realidade do necessitado.
3°) Prendada / Trabalhadeira: A mulher de provérbios 31 é aquela que não tem nojo ou preguiça de sujar as mãos com o trabalho. A mulher de Deus é uma mulher prendada, quando uso essa terminologia quero dizer que ela faz com dedicação aquele dom que Deus lhe deu. Seja com trabalho manual, seja negociação, seja cozinhar...independente do que for colocado na sua mão para fazer, você faz com excelência. Ela não come o pão da preguiça, pois é esforçada (Provérbios 6:6). E essa mulher virtuosa, muito valiosa entendeu que tudo que ela está fazendo não é para homens, mas para Deus. Ela também entende que no reino de Deus é lugar para trabalhadores e não preguiçosos (Lucas 10:2).
4°) Prevenida / Cuidadosa: A mulher virtuosa tem o Espírito Santo, este liga-se ao espírito humano que estava morto e ativa a função da intuição, essa intuição traz consigo o discernimento, a sensibilidade de reconhecer a voz e a direção de Deus. Ela se preocupa com os detalhes e com acontecimentos relevados e ignorados pela maioria, ela recebe a direção de Deus como se fosse um farol e alerta os seus.
5°) Sábia: A mulher, filha do rei, princesa também possui essa característica, a sabedoria, por meio dela seu lar e relacionamentos são edificados. Essa é uma virtude que vem de Deus, a bíblia diz, lá no livro de Daniel 2:21 que todo aquele que deseja ter sabedoria e inteligência deve pedir a Deus. Ou seja, a mulher virtuosa (valiosa, princesa) deve ter intimidade com Deus, pois é através da intimidade que se têm a semelhança.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário