domingo, 21 de abril de 2013

Peregrinos

"A terra não será vendida perpetuamente, pois a terra me pertence e vós sois para mim estrangeiros e hospedes." (Levíticos 25:23)



É lindo como a palavra de Deus é viva, transformadora, penetrante, cortante e incrivelmente apaixonante...Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12)
Esse texto de Levíticos é um fragmento da lei que versa sobre a venda e uso da terra, a qual o povo de Israel iria se tornar herdeiro, e percebemos a profundidade do mesmo e de sua dimensão não apenas para aquela época histórica e para o povo semita.Contudo, por meio das muitas revelações presenteadas a nós, por meio do Espírito Santo, compreendemos que Deus tem seu povo (gentios e não gentios) como estrangeiro, hospede nessa terra. 
Cada um de nós, nascidos da água e do Espírito, somos peregrinos nessa terra, estamos apenas de passagem nesse mundo tenebroso. E como a antiga e preciosa obra de John Bunyan bem ilustra, o seguir a Cristo é todos os dias permanecer no caminho, posto que nesse caminho encontramos adversidades e provações; em suas diversas formas nos aparece o tentador e suas armadilhas ardilosas; aprendemos a lanças sobre Ele nossos fardos e pegar o Dele que é leve e suave...com isso, nos tornamos mais habilidosos na Guerra diária, e aprendemos a manusear com maior agilidade a espada e a valorizá-la mais que o ar que respiramos, posto que ela torna-se nosso respirar. 
Peregrinos que caminham em busca da cidade celestial, com a certeza de que a Nova Jerusalém é a porção e herança daqueles que venceram em sua peregrinação. Bem disse Jesus: "Eu venci o mundo..." e se Ele venceu também podemos vencer, pois Ele é nosso padrão, por meio dele somos aperfeiçoados.
Peregrinos que amam a palavra de Deus, pois entenderam que é por meio dela que permanecem no caminho, vencendo seu adversário. Peregrinos testados e aprovados pelo Pai, que espera ardentemente a volta de seus filhos para o verdadeiro lar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário