sábado, 23 de maio de 2020

Escatologia I - Porquê estudar?



Fomos criados para te contemplar, fomos criados para te desejar, fomos criados para estar com você! Nosso coração queima, nosso interior deseja o dia da tua volta, o dia do nosso encontro!
(Ellen Karla)



Há pouco mais de um ano que não posto nada por aqui. Estou aproveitando esse tempo de isolamento social para me aprofundar nos estudos das escrituras e achei relevante voltar a usar, novamente, esse meio para compartilhar com vocês um pouco do que o Espírito Santo tem alinhado em meu coração a respeito destas coisas. Um dos temas que me dediquei durante esses meses foi escatologia, por isso farei uma série de postagens dentro dessa linha[1].
A palavra Escatologia é de origem grega (éskhatos – transliterado), seu significado literal é: estudo das últimas coisas. De modo geral, no contexto cristão, trata-se do estudo dos eventos que se darão no fim “do mundo”, no fim da presente Era. Há basicamente três principais linhas entre os cristãos de modo geral: 1) Pré-milenista – se dividem em: a) histórico – segunda vinda e arrebatamento inaugurando o milênio e b) Dispensacionalista – arrebatamento secreto; 2) Amilenista – milênio simbólico e Pós-milenista[2]. Essas diferentes visões não devem gerar temor (dos homens) em nós a ponto de não estudar sobre o tema, pelo contrário, devemos nos comprometer a estudar simplesmente para amar e desejar a volta do nosso Senhor!
Então, porque, afinal devemos estudar sobre o fim dos tempos?

1)      A Beleza de Jesus – Apocalipse capítulo um nos mostra o foco do livro – a revelação de Jesus Cristo. O apóstolo João nos direciona a admirarmos a beleza de Jesus e a contemplarmos seus atributos tanto nessa visão de Jesus glorificado e completamente belo, como em cada carta direcionada às Igrejas, que ressalta características específicas de Jesus.
2)      Toda a Narrativa Bíblica é uma narrativa apocalíptica – Gênesis 3:15 fala sobre o filho da mulher que esmagará a cabeça da serpente; essa narrativa visa desde o começo o final. A narrativa inicia em um jardim e ela terminará em um jardim, posto que conforme a promessa, toda a terra se transformará em um jardim, ela será cheia da glória e do conhecimento de Deus.
3)      Jesus encontrará uma noiva preparada – O Estudo sobre o fim dos tempos serve para aumentar nosso amor e revelação pela trindade! A Igreja que receberá Jesus será uma igreja madura e gloriosa; ela estará atenta às direções e entrará em parceria com Ele em oração, para que aconteça na terra a vontade soberana de Deus, assim como ela é feita nos céus. A noiva estará preparada para o casamento clamando juntamente com o Espírito Santo: vem! A igreja será uma noiva, madura e apaixonada pelo noivo! Essa é a igreja do fim dos tempos!
O Espírito e a noiva dizem: “Vem!”. Que todo aquele que ouve diga: “Vem!” [...]
(Apocalipse 22:17)
4)      Há pelo menos 150 capítulos na Bíblia que tratam a respeito da segunda vinda do Messias, tanto no Antigo como Novo Testamento. Há mais textos que falam a respeito da segunda vinda do que a primeira vinda do Messias. Textos que mostram claramente a vinda de um Messias que libertará Israel e governará todo o mundo a partir de Israel; promessas de restauração de toda a criação e do estabelecimento de um reino de justiça e paz. Textos que mostram o mesmo Jesus operando por meio do mesmo Espírito Santo. Portanto, não devemos ser analfabetos ou simplesmente ignorar essa parte, importante das Escrituras.
Seu governo e sua paz jamais terão fim. Reinará com imparcialidade e justiça no trono de Davi, para todo o sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará com que isso aconteça. (Isaías 9:7)
5)      Jesus falou sobre esse tema – Jesus fala em praticamente todos os seus sermões em João a respeito da ressurreição e vida eterna; em Mateus 24 e 25 ele fala abertamente sobre o fim. Ele dá importantes recomendações para sabermos discernir a respeito dessas coisas.
Agora, aprendam a lição da figueira. Quando os ramos surgem e as folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo.
(Mateus 24:32)
6)      Os anjos dão testemunho – em Atos 1:10-11 fala que do mesmo modo que ele subiu Pai ele voltará e pisará novamente o monte das Oliveiras (e o partirá em dois).
7)      A forma como entendemos e cremos implicará em como viveremos agora – Saber e entender a respeito de como será o final (início) afetará a forma como vivemos nossa vida agora, como lidamos com nossas escolhas e a que nível levamos a sério nossa vida com Deus e nos comprometemos com Sua vontade. Algo que trataremos com mais profundidade em outra postagem é a respeito do milênio e da continuidade da vida aqui na terra. A maior parte de nós, cristãos evangélicos, brasileiros, de raízes pentecostais acreditamos e pregamos apenas “ainda bem que eu vou morar no céu...”, mas a Bíblia não dá ênfase nisso! A Bíblia fala de modo claro que o compromisso de Deus é a RESTAURAÇÃO DE TODAS AS COISAS (a terra e toda sua criação), o objetivo de Deus é tabernacular com o homem, aqui!
8)      Estudar fim dos tempos está relacionado com o primeiro mandamento – Deus está trazendo sua Igreja de volta para Ele, a fim de vivermos como sempre desejamos o primeiro mandamento, amá-Lo com toda nossa força, entendimento e ser. Por mais que nosso cenário como igreja brasileira (principalmente) pareça uma confusão, e ainda pareçamos crianças mimadas cultivando ídolos em nossos corações, Deus está trabalhando nessa confusão e atraindo-nos violentamente para Si. Ele nos quer como jardim regado, exclusivo para Seu deleite. A maturidade vai chegar! Deus tem interesse nisso! Ele está nos revelando e fazendo-nos conscientes das raízes de nossas atitudes (cosmovisão), Ele está nos fazendo entender que nenhum amante pode ocupar o lugar Dele em nossos corações. Ele está preparando uma Igreja Gloriosa, aquela que se casará como o Cordeiro!
...enquanto não atingir a idade adequada, o herdeiro não está numa posição muito melhor que a de um escravo, apesar de ser dono de todos os bens.
(Gálatas 4:1)


A sequência de estudos que compartilharei aqui estará na linha do Pré milenismo histórico. E meu principal objetivo é despertar na igreja desejo pela volta do Senhor, como também alertar para alguns pontos que tem sido ignorados tanto na pregação como em nossas orações.


[1] Talvez você que tem o costume de visitar essa página tenha lido dois texto que postei há alguns anos atrás, a respeito do fim dos tempos. Eu os retirei para reformular pontos que mudei minha opinião, após fazer uma exegese (estudo do significado) mais apurada dos textos bíblicos abordados. Portanto, sim, os textos que você havia lido estavam realmente aqui (risos).
[2] Não abordaremos aqui todas as linhas apresentadas, mas encorajo o leitor a conhecer sobre todas elas; e a encontrar uma linha que o leve a amar mais ao Senhor e a viver essa vida pensando não apenas no agora, mas principalmente no porvir.

Um comentário: