"Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. [...] Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão, a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus." (Romanos 2:25 e 28-29)
O instituto da circuncisão nasceu com a aliança feita entre Abraão e Deus [Gênesis 17:10-11], logo após este homem tentar auxiliar ao Criador no cumprimento da promessa feita [Gênesis 15:5] (tomando Agar no lugar de Sara, para que um filho fosse gerado - Ismael - Gênesis 16:1-3). Em muitos dos discipulados com as meninas respondo essa mesma pergunta..."mas e ai Mayara o que é essa tal de circuncisão?"
É a remoção do prepúcio (a pele que cobre o pênis), no exterior é isso que a circuncisão significa. Mas para nós cristão ela significa a marca de uma aliança entre Deus e o seu povo, da antiga aliança. É interessante questionarmos, mas porque essa representatividade unicamente no homem e num lugar tão intimo? O homem tinha a responsabilidade sacerdotal em seu lar (nos dias de hoje também é assim, desde que este tenha uma aliança com o Criador), de ensinar os preceitos da aliança com o Criador e de cultua-lo. A questão de essa parte do corpo ser um local íntimo, se trata de um princípio estabelecido lá no Éden, no momento da criação. O nosso Deus é um Deus relacionável, Ele quer intimidade, Ele nos chama para isso. E alianças são feitas quando há intimidade.
Contudo a circuncisão foi traga para a nova aliança por meio de Jesus, só que de forma interiorizada. A circuncisão que hoje conhecemos permanece em um lugar intimo, me atrevo a dizer que mais intimo do que na antiga aliança, no coração. E Paulo, em um momento de muitos questionamentos e discordâncias na igreja primitiva, nos chama atenção para o fundamental da circuncisão e do Judeu (Povo de Deus) que a obediência aos mandamentos estabelecidos por Deus. Porque o que estava a muito tempo acontecendo (talvez mais tempo que imaginemos) era existência da circuncisão carnal e do titulo de "Povo de Deus" enquanto o coração, os pensamentos e a vontade estava distante do Criador.
Portanto, sejamos cristãos circuncidados de coração, façamos jus aos títulos de "Povo de Deus", "Nação santa", "Raça eleita"...que o nosso coração possa ser liberto de toda casca, de toda dureza que nos impede de estar em intimidade com o amado de nossas almas. Que o nosso coração seja totalmente dEle, selado pelo Espirito Santo, para que possamos experimentar toda a plenitude de sua glória em nossas vidas.
Vc lembra May ?
ResponderExcluirPensamentos
“Ainda que eu passe pelo vale da sombra da morte,
Não temerei mal algum...” Davi - Salmos
Porque errar te deixa tão melancólica
E chorosa? Por que me sinto tão ignóbil
E desprezível, o ultimo dos seres?
É eu sei, não são todos que sentem isso,
Mas porque me sinto o ultimo dos seres?
Talvez por idealizarmos tanto algo e
Vivermos uma utopia romântica, um mundo
Paralelo ao real.
Ou ainda por incompetência de nossa parte de
Não fazer o que deve ser feito.
Oh! Quão grande são os labirintos da mente
Humana, quão paradoxais são as idéias e
Desejos. Ah! Como eu gostaria de não viver
Nesse mundo!
01/11/2.008
hauhauhua lembro sim :P
ResponderExcluirFoi o primeiro ^^