domingo, 13 de janeiro de 2013

Do Egito fomos chamados

Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: "Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo". Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite, e partiu para o Egito, onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho". 
(Mateus 2:13-15)



Da mesma forma que O povo de Deus lá em Gênesis (o Israel do Senhor) foi levado ao Egito para não morrer, o nosso Salvador também foi. Mesmo que em contextos históricos distintos e circunstâncias de morte não tão parecidas ambos foram chamados do Egito, como nós.
Israel, o príncipe de Deus, através de José (usado por Deus para cuidar de sua família, os alimentando em um país estrangeiro, no qual era governador) foi levado para uma terra de muitos deuses e de muitos prazeres passageiros. Por muitos anos lá permaneceu a ponto de se prostituir espiritualmente e se conformarem com uma vida de escravidão e migalhas. Mas Deus levantou Moisés, este chamou o filho de Deus, Israel (uma grande nação) para sair do Egito, para abandonar a mentalidade de escravos e se tornarem herdeiros da promessa recebida por seus pais (Abraão, Isaque...). 
Jesus fez o mesmo trajeto, ainda bebê, e retornou à terra prometida após ser chamado novamente por Deus, depois de certo tempo. Nós também fomos chamados do Egito. Deus todos os dias chama seus filhos para não viverem uma vida de escravidão, uma vida de migalhas, uma vida de prazeres passageiros. Esse Egito, em que muitos filhos de Deus vivem, é o mundo.
O chamado de Deus para seus filhos é constante, que se consolidou por meio do sacrifício de Jesus na cruz. Não precisamos mais ser escravos do pecado, não precisamos nos contentar com as migalhas de uma felicidade passageira que Faraó nos oferece. Deus nos chama para sermos só dEle, esse chamado é para a intimidade. 
Esse chamado é para sermos herdeiros da eternidade, herdeiros das promessas e sonhos que Ele tem para cada um de nós. Somos o Israel dEle hoje, escolhidos para sermos príncipes e princesas de um reino que não tem fim. Fomos chamados do Egito para sermos peregrinos, buscando a cidade celestial, a terra prometida. Portanto:

"Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo." 
(Oséias 6:3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário