Enquanto a terra vive sem perceber quem tu és.
No céu agora mesmo, todos conhecem tua beleza. [...]
Eu vejo um trono no mais alto céu e tu estás assentado em glória.
Eu vejo um trono no mais alto céu e tu estás cheio de majestade. [...]
Quem dera tivesse mil olhos.
(Ministério Convergência – Apocalipse 4)
Uma das partes mais fascinantes do livro de Apocalipse são as cenas do céu que precedem momentos importantes. Se você observar, antes de cada sequência de juízos, João descreve como está o céu, qual solenidade está acontecendo antes dos juízos serem derramados sobre a terra. Como falei na primeira postagem dessa sequência de estudos, Apocalipse é a revelação de uma pessoa, Jesus Cristo. É a revelação da beleza dos três: Pai, Filho e Espírito.
E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.
E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.
E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.
E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.
[...] e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,
Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
(Apocalipse 4:2-11)
O Trono de Deus é o centro do universo. É óbvio que Deus não se cansa e nem precisa ficar sentado. O Trono é um símbolo da soberania, autoridade e governo do Eterno, e é a partir do Trono que o Senhor age e governa. Todos aqueles que viram o Trono nunca mais foram os mesmos: Daniel ficou fraco e alarmado (Dn 7:15-16), Isaías exclamou: “Ai de mim! Estou perdido!” (Is 6:1-5), Ezequiel caiu estatelado (Ez 1:26-28), João caiu como morto no primeiro capítulo quando vê Jesus. O Trono abala nossas estruturas, muda completamente nossos conceitos de força e se curva reconhecendo que só o Altíssimo é poderoso e soberano.
A qualidade da nossa vida cristã está intimamente ligada à revelação que temos do Trono de Deus. Quando um discípulo de Jesus contempla o trono de Deus não conseguirá ter uma vida espiritual medíocre, ele ansiará por profundidade. Ninguém se torna naturalmente profundo, isso requer levar as disciplinas espirituais a sério. A profundidade é fruto de duas experiências: amor e temor ao Senhor. O temor está relacionado a saber quem Deus é. O temor traz reverencia e nos impede de brincar com Deus, com sua Palavra e as demais coisas espirituais. Intimidade sem reverência é superficialidade emocional.
Em Mateus 10:28 Jesus diz que devemos temer aquele que tem poder sobre a vida e sobre a morte. Alguns acreditam que Deus é amor e não disciplina ninguém, todavia a Bíblia diz o contrário. Temível é aquele que está assentado no trono. João não ousa descrevê-lo. Deus não pode ser descrito e classificado em categorias humanas. Ele é único, inexprimível, extraordinário, inefável.
A Descrição do Trono
a) Um arco-íris ao redor do trono: Em Gênesis 9:13 esse foi o símbolo estabelecido por Deus como memorial da aliança feita com Noé. O arco ao redor do Trono de Deus aponta para graça e fidelidade. Aqueles que possuem revelação do Trono estão comprometidos com a salvação da humanidade. Aqueles que compreendem o senhorio, governo e soberania de Deus estão comprometidos com a salvação das nações.
b) Do Trono saem relâmpagos, vozes e trovões: Se você observar as outras cenas do livro de Apocalipse, que precedem os juízos de Deus sobre a terra, como Apocalipse 8:5, os relâmpagos, vozes e trovões são respostas às orações dos santos. Hoje quando oramos em linha com o trono de Deus, o Senhor responde com poder e impacto na terra. Durante a grande tribulação, tempo em que Deus derramará seus juízos sobre a terra, a Igreja estará orando em linha com a vontade de Deus e os juízos virão. Como afirma Mike Biclke, Joel Richardson e Victor Vieira o livro de Apocalipse será um manual de orações para o fim dos tempos.
c) Diante do Trono arde o fogo do Espirito: O texto fala dos sete espíritos de Deus. Há opiniões diversas sobre isso, Deus tem sete espíritos? Alguns afirmam que sim, todavia creio que temos um pouco de simbolismo aqui. Quando se estuda sobre a simbologia dos números da Bíblia, você vai perceber que o sete é um número de perfeição e plenitude. Então o Espírito de Santo aqui (a terceira pessoa da Trindade) está em toda sua plenitude, poder e glória como o Pai e Filho. Perceba também que o fogo, uma figura muito usada para descrever o Espírito Santo na bíblia como também o próprio Deus, deve fazer parte da vida do cristão. Desejar o fogo de Deus significa desejar uma vida de santificação e pureza. Só há fogo se Cristo for Senhor de nossas vidas, só há fogo para quem vive diante do Trono.
d) Um mar de vidro como Cristal: Esse vidro como cristal aponta para justiça e verdade. Diante do trono não há espaço para dissimulação e fingimento. Transparência é a base do trono de Deus. Esse mar de vidro também é mesclado com fogo (Dn 7:10). É nesse mar que o inferno será lançado. Deus é fogo consumidor e faz dos seus ministros labaredas de fogo, semelhantes e Ele (Hb 1:7).
e) Do Trono sai o Rio da Vida: (Apocalipse 22:1) Jesus afirma que os que creem Nele, do seu interior fluirão rios de águas vivas. O rio flui do trono, se o governo e o senhorio de Jesus Cristo estão estabelecidos em nossos corações o fluir do Espírito Santo será uma realidade em nós.
Segundo o texto há pelo menos três categorias de seres que vivem diante do Trono de Deus. Suas características e estilo de vida nos ensinam muito:
1) OS ANJOS – Apocalipse mostra que a medida dos anjos é igual à medida de homem (Ap. 21:17). No Antigo Testamento, percebemos isso de modo claro, posto que, a aparição deles para as pessoas não era algo que gerava estranhamento ou pânico, mesmo sendo identificados como anjos, se passavam tranquilamente por seres humanos. Hebreus 1:14 afirma que eles foram enviados para servir e proteger aqueles que hão de herdar a salvação. Eles são operários celestiais, e por serem criaturas do trono, eles nos servem de ilustração como aqueles que fazem do Trono o centro de suas vidas. Eles são mensageiros às Igrejas e às nações. Também são responsáveis por anunciar os juízos de Deus, seus oráculos e mistérios. A nós também foi dada essas funções, por meio do Corpo de Cristo, a Igreja. Uma parte dos anjos também tem a função de guerreiros (Ap 12:7 e Dn 7:9). Aqueles que estão diante do trono de Deus também são guerreiros! Tudo aquilo que os anjos fazem, nós também podemos fazer.
2) OS SERES VIVENTES – É válido ressaltar aqui que esses seres viventes são os mesmos serafins, vistos por Ezequiel (Ez 1:13-14). Uma das características mais marcantes desses seres são os olhos e a contínua adoração. Os olhos falam de visão e revelação (ter desvendado diante de si aquilo que você não via ou entendia Ef 1). Os Viventes possuem uma visão em quatro dimensões: a) Olhos que contemplam o Eterno, b) Olhos que estão sensíveis ao que está ao seu redor, c) Olhos nas costas que conseguem visualizar o passado e estar atento ao inimigo, d) Olhos que visualizam sua alma e aquilo que está dentro do seu coração.
É interessante a realidade desses seres que vivem diante do Trono de Deus: são cheios de vida, eles contemplam o Eterno e são cheios de vida; segundo a descrição de Ezequiel, são seres flamejantes – a palavra serafim significa aqueles que queimam – ou seja, semelhantes ao que está sentado no Trono. A vida deles é contemplar os vários aspectos da beleza trinitária de Deus.
Meu suspirar é semelhante aos que cantam: “Quem dera eu tivesse mil olhos, para poder te contemplar!”. Quem me dera ter mil olhos, como os seres viventes, para ver essa beleza que ilumina todos os lugares mais escuros e confusos da minha alma!
Essa função de adoração diante do trono é a função sacerdotal. Deus criou o homem para esse fim, governo e sacerdócio (Ap 1:6).
3) OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS – Há muitas interpretações a respeito dessa outra categoria de seres que vivem diante do Trono de Deus. A que mais achei equilibrada e lógica de acordo com a interpretação literal, é de que seriam uma categoria mais elevada de anjos. Provavelmente foram os primeiros seres da criação divina, criados para governar o universo sob a autoridade e soberania do Trono do Eterno. Prova disso são seus tronos e suas coroas – símbolos de governo e autoridade – que estão diante do Trono de Deus. Sabemos que o universo e toda a criação serão governados por Deus em parceria com a humanidade. Em Cristo esse propósito glorioso foi restaurado, portanto, esses tronos ocupados pelos 24 anciãos serão dados a seres humanos que governarão o universo com Cristo.
Nós que por tantas vezes perguntamos por meio de canções, juntamente com Laura e Gabriel Guedes: "O que é que os anjos vêem que os fazem se prostrar, o que é o que os anjos vêem que os fazem cantar santo.." temos a resposta na descrição feita por João do impacto do Trono e da beleza do Eterno revelada nas sua multiforme sabedoria, glória, poder e soberania. São muitos ângulos que os seres que vivem diante do Trono de Deus podem olhar. E ao contemplar tamanha beleza não há como não ficar fascinado!
Que nesses dias a revelação do Trono de Deus seja uma realidade diária no lugar secreto, que os vários ângulos da beleza do Eterno possa nos fascinar! Que nossas vidas seja uma oração, um constante cântico que adore Àquele que está sentado no Trono. Que nosso coração possa enxergar quão belo é Jesus.
Maranata!
Obrigada por melhorar meu olhar
ResponderExcluir<3
Excluir