sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Cosmovisão II - Sagrado x Secular


Tu és soberano sobre a terra sobre o céus tu és Senhor, absoluto. 
Tudo que existe acontece tu o sabes muito bem, tu és tremendo. 
(Asaph Borba)








Esse dualismo acompanha a vida cristã por séculos, normalmente nós o conhecemos a partir das costumeiras perguntas: Com o que você trabalha durante a semana? Qual é seu ministério aos domingos / sábados? O que você faz no secular? Você é tempo integral na obra? Com o que você trabalha, com o sagrado ou o secular? Essas e outras perguntas são fruto de uma visão partida da realidade, fruto de uma cosmovisão fragmentada e misturada. A maioria dos cristãos brasileiros, pertencentes a comunidades neopentecostais ou de pouca tradição histórica / teológica usam esse discurso – fruto de uma forma de pensar e ver o mundo – corriqueiramente. Todavia, esse dualismo tem um contexto interessante, que devemos considerar para, a partir dele, reformular aquilo que diverge das escrituras e de uma cosmovisão genuinamente cristã. 

Esse dualismo que desassocia o sagrado do cotidiano, teoria da prática, realidade espiritual da natural, entrou na cristandade a partir da mistura entre a cosmovisão judaico-cristã com os ensinos filosóficos gregos. O divisor de águas na tradição cristã, para que essa teoria se consolidasse, foi Tomás de Aquino. Dulci[1], explicando sobre o assunto afirma: 

Estabelecendo essa distinção entre dois modos de conhecer a verdade, Aquino reforçou uma forma de enxergar a realidade que já era defendida por Aristóteles. Tratava-se de compreender a realidade divida em dois andares: no andar superior estavam os assuntos e objetos divinos, isto é, Deus, sua revelação, a fé e a salvação. No andar de baixo, estavam os objetos e assuntos naturais, ou seja, a própria natureza, os objetos do mundo, a ética, a estética e tudo aquilo que poderíamos conhecer com nossa razão. [...] 
Foi em razão dessa distinção que Aquino não conseguiu sustentar o título de ciência para a teologia – os conteúdos bíblicos não são princípios evidentes por si mesmos, por isso, no máximo, a teologia poderia ser uma ciência subordinada às evidências de uma ciência superior. A teologia seria uma ciência subalterna. 

Esse dualismo entre os gregos era chamado de Matéria x Forma, a partir do segundo século da era cristã, temos o dualismo Natureza x Graça. A raiz dessa dicotomia, entre natureza e graça, se deu por conta da forma como os teólogos medievais entendiam a queda. Para os mesmos esta havia afetado apenas o relacionamento do homem com Deus, não a imagem de Deus no homem e suas capacidades de raciocínio e relação com as demais coisas criadas. Ou seja, não havia um entendimento da depravação total do homem. 

Esse dualismo estabelecido na teologia dos primeiros séculos da era cristã trouxe sérias consequências para a prática cristã dos dias atuais, os cristãos brasileiros, como os muitos que conheci de outras nacionalidades tem grande dificuldade de enxergar o mundo de modo total. Além dessa herança teológica temos as expressões culturais ocidentais – extremos reducionistas – que também beberam na mesma fonte grega (Ex.: hedonismo, capitalismo, socialismo, historicismo, feminismo...) e contribuem para a formação de como nós, ocidentais, vemos o mundo. Em resumo toda a cosmovisão do ocidente está enraizada no pensamento grego. 

Esse dualismo trouxe sérias consequências, as quais fazem parte do cotidiano da era pós-moderna: secularização da ciência, polarização política, sentimentalismo moral, irracionalismo estético e indiferença sexual. E como a Igreja tem agido ante a isso? Creio que o leitor saiba a resposta: engolidos pela cultura pop[2]

Tendo consciência disso, e entendendo que o evangelho e a Bíblia nos ensinam a ver o mundo de modo integral, precisamos combater essas fortalezas que foram construídas em nossa mente, por meio de uma cosmovisão genuinamente cristã e fundamentada na palavra de Deus. 

Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. 
(II Coríntios 10:3-5) 

A cosmovisão cristã é constituída por uma narrativa, baseada em criação-queda-redenção (esta inclui tanto a primeira quanto a segunda vinda do Messias). E nossa perspectiva de perfeição e completude é a trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Portanto, tudo que temos diante de nós deve ser visto sobre a perspectiva de que há uma graça comum sobre tudo aquilo que Deus criou, como também há níveis de queda dentro da criação, todavia, em Cristo é possível redimir aquilo que o pecado degradou. Quando falo em ver o mundo nessa perspectiva, falo de todas as esferas que compõem a integralidade do homem: família, educação, política, igreja, ciência, sociedade...e toda a produção cultural fruto dessa estrutura. Segundo Guilherme de Carvalho[3]

O motivo bíblico nasceu da revelação redentora de Deus ao homem, consumada na pessoa de Jesus Cristo e aplicada pelo Espírito Santo. Essa revelação nos fornece as estruturas fundamentais de uma cosmovisão cristã. Em primeiro lugar, ela reconhece todo o cosmo como criação de Deus. Deus é a única origem absoluta... A queda do homem alienou toda a criação de Deus. Não destruiu a própria estrutura da criação, nem tornou nenhum de seus aspectos essencialmente maligno, mas a colocou numa direção de apostasia... A redenção, consumada por Jesus Cristo, envolve a recriação do homem, como “novo homem” em si mesmo, e, com isso, o redirecionamento da criação para Deus. 

Como é muito popular no contexto reformado, não é possível falar em esferas da vida humana sem falar a respeito de Abraham Kuyper. Talvez para você seja novidade, mas a tradição cristã é rica em produção a respeito de política e atuação na esfera pública. Abraham Kuyper foi um político, jornalista, estadista e teólogo holandês. Ele fundou o partido Anti-revolucionário e foi primeiro ministro dos países baixos entre 1901 a 1905. Kuyper foi um dos precursores do neocalvinismo e deixou discípulos que contribuem até os dias de hoje com a teologia pública[4]

Segundo Kuyper a vida humana é dividida em esferas específicas que possuem seus limites de governo e atuação, e todas elas estão submissas às leis de Deus. Kuyper fez um diagrama bem interessante para ilustrar sua teoria[5]. Uma de suas mais famosas exclamações é a seguinte: 

Ó, não existe nenhuma parte sequer do nosso mundo do pensamento que possa ser hermeticamente separado das outras partes; não há um único centímetro quadrado, em todo o domínio de nossa vida humana, sobre o qual Cristo, que é soberano sobre tudo, não clame: Meu! 

Ela expressa tanto a soberania de Deus sobre toda sua criação, como a vontade de Deus em ser glorificado por meio de seus filhos a partir dos mandatos criacionais. Conforme a teologia reformada entende-se que o pacto estabelecido entre Deus e o homem no jardim incluía três mandatos: a) Mandato social – está expresso na parte que diz “frutificai e multiplicai” – formação da família e civilizações; b) Mandato cultural – está expresso da frase “enchei a terra, sujeita-a e dominai” – é importante ressaltar que a palavra domínio tem significado de governo / supervisão e c) Mandato Espiritual – “e abençoou Deus o da sétimo e o santificou” – aqui está estabelecido o relacionamento dos seres humanos com o criador de todas as coisas. 

A igreja do Senhor Jesus é muito eficaz no mandato espiritual e até mesmo social, mas temos negligenciado por séculos o mandato cultural. Deixamos espaços vagos no meio artístico, no meio literário, científico, acadêmico e político por que, na nossa mente são dois ambientes completamente diferentes, são duas caixas separadas (sagrado x secular). Influenciamos pouco por não entender com clareza que Deus deseja ser glorificado em cada esfera da vida humana. 

Por décadas no Brasil temos uma produção massiva do “Gospel”, para um mercado específico, infelizmente uma parte significativa dessas produções, em sua maioria musicais, tem pouca cosmovisão cristã. Parece contraditório, mas é verdade. O objetivo de Deus era que toda a criação fosse influenciada e governada por seus filhos, culturalmente falando. Não estou dizendo que é errado ter produção específica para um público específico, mas pensemos como Deus é mais glorificado quando o mostramos em produções artísticas, literárias e científicas que atingem não apenas cristãos, mas pessoas de diversos credos, filosofias e pensamentos? 

Um exemplo clássico dessa influência é C.S Lewis com “As crônicas de Nárnia” e suas outras produções de ficção científica que até hoje são lidos por diversos públicos e tem influencia gerações. 
Outro ponto interessante a ser analisado é a pergunta que não quer calar: Porque a igreja brasileira cresce, mas o país não muda? A resposta está na nossa cosmovisão. Nessa perspectiva afirma Rodolfo Amorim: 

Ao observarmos a igreja evangélica brasileira hoje, constatamos um fato irrefutável: ela não tem refletido, em influência concreta na realidade sociocultural que nos cerca, a amplitude de seu crescimento numérico... A civilização ocidental tem relegado o cristianismo brasileiro a uma dimensão estreita da vida, sem capacidade de se apresentar como verdade total... Temos aprendido a nos relacionar com Deus salvador e adorá-lo, mas não temos aprendido a servi-lo e honrá-lo como o Deus Criador. 

Situações controversas de cristãos na política que tem entrado em esquemas de corrupção, homens e mulheres que se dizem cristãos, mas continuam vivendo em promiscuidade ou trabalhando no ramo da prostituição. Nós cristãos precisamos entender que a igreja, o trabalho, a escola / faculdade, política, ciência e as demais esferas da vida humana fazem parte da mesma realidade. Tudo isso é uma caixa só! Não podemos dividir essas categorias e achar que podemos viver alguma delas de modo independente de Deus e seu governo. Precisamos rejeitar esse dualismo de nossos corações e mente. Não é uma tarefa fácil, mas com o auxílio do Espírito Santo isso é possível. 

É tão precioso termos consciência dessa verdade que até mesmo nossa escatologia e percepção da morte irá mudar. Viver e morrer fazem parte de uma mesma realidade. Viver e morrer é Cristo! Viver e morrer para a glória do Eterno! Que os olhos do nosso coração venham ser abertos para essa verdade, que nossas atitudes venham refletir essa expansão de mente (metanoia) que o Espírito Santo está fazendo em nós. 







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[1] Pedro Lucas Dulci – Ortodoxia Integral (2015) 

[2] As relações publicas são uma grande indústria. Hoje em dia gasta-se com relações públicas qualquer coisa como um milhar de milhão de dólares por ano. O seu objetivo é sempre “controlar o estado de espírito público”...A pergunta “apoia a nossa política” não pretende que as pessoas pensem sobre essa pergunta. É esse o objetivo da boa propaganda. Pretende-se criar uma palavra de ordem com que não só ninguém possa estar em desacordo, como até com que toda a gente concorde. Ninguém sabe o que significa precisamente porque não significa nada. A sua importância provém da sua capacidade de afastar a atenção das pessoas de qualquer pergunta que signifique alguma coisa. (Noam Chomsky – A manipulação das mídias (1991).

[3] Cosmovisão cristã e transformação – 2006

[4] Herman Dooyewerd, Hans R. Rookmaaker, Kevin J. Vanhoozer, Michael Goheen. Há também faculdades e instituições como o Ladri Brasil que carregam o legado deixado por Kuyper.

[5] A soberania das esferas – 1880 . Veja o diagrama em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcS46iUGRKImdG6ezAAEBRgbNvxOvbtKDgd0IA&usqp=CAU

7 comentários:

  1. Profundo, digno de ser relido e aprofundado !!! Parabéns Mayara!!!

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  2. May, direto do coração de Deus pra nós!O Pr.Marlon tem falado e discipulado os jovens juntamente com a igreja ,que a nossa vida cristã não pode ser separada da secular, mais devem andar em concordância com a palavra de Deus!daqui que esse meu entendimento seja o que o Espírito Santo quer falar com a igreja "Dele"!!!Deus te abençoe sempre e ricamente na sua vida em todas as áreas ,bjos Sdes Amém 🙏🙇‍♀️🙇‍♀️🔥🔥🔥😘🤜

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  3. Uauuuu!!!! Que O SENHOR continue te Usando!

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